sábado, 5 de setembro de 2009

Cálculo de Gotejamento


Este é um dos cálculos mais simples dentro dos cálculos das medicações. Primeira coisa que devemos fazer é conhecer se o cálculo será em macrogotas ou microgotas, a depender do equipo que será utilizado. É preciso conhecer ainda o tempo em horas e em minutos e ter em mente que uma gota (ou macrogota) equivale a três microgotas.

Portanto, as fórmulas que utilizamos são:

MACROGOTAS

Gotejamento = V/ T x 3

MICROGOTAS

Microgotejamento = V/T


Onde V é o volume em ml, T é o tempo em horas e 3 é uma constante.

Exemplo 1

Prescrição de 500ml de Soro Fisiológico 0,9% para correr em seis horas.

Nº de gotas/minuto = V/T x 3 = 500/6 x 3 = 27,77 = 28 gotas/minuto

Exemplo 2

Prescrição de 1000ml de Soro Fisiológico 0,9% para correr em 24 horas, em microgotas.

Nº de gotas/minuto = V/T = 1000/24 = 41,66 = 42 microgotas/minuto



CÂNDIDO, Aldrina da Silva Confessor. 2009

25 comentários:

  1. sim mais cade o resto e de mcgts/min?
    só tem votejamento por hora...

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE,ALDRI

    ADOREI, TODO O ASSUNTO, AGRADEÇO DE CORAÇÃO....POIS HOJE VOU FECHAR A PROVA DE CÁLCULOS.
    BJS
    FIQUE COM DEUS !!!
    SIMONE SILVA (ALUNA DO BOOCK)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita meninas, voltem sempre!!!

    ResponderExcluir
  4. Aldrina boa noite:Meu nome é Julinda Mendes Silva adorei sua materia ,pois sou técnica de enfermagem e faço faculdade de enfemagem porem não consigo fazer a conta de gotejamento de soro quando é para corre em 30 minuto ou uma hora e 30 minuto caso vc possa mim ajuda mande um email para julinda1977@hotmail.com ,que con toda certesa ficarei muito grata.beijos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  5. Olá Julinda, é um prazer tê-la aqui. Vou colocar um post aqui, pq sua dúvida pode ser a de muita gente. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. ROSILENE C. DA SILVA29 de julho de 2010 20:13

    estou confuza sobre microgotas pois alguns prof. dizem que é v/t sem o 3 que é constante,vc diz que tem.ex.500/12 . 500 é o volume e 12 o tempo, e ai tira minha dúvida. rosilene cavalante tec.em enfermagem.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA NOITE ROSI!! 500/12 = 41.6667 O QUE EQUILAVE A 42 MICROGOTAS , POIS DE 01 ATÉ 05 ARREDONDARIA PARA 41, COMO DEU A CIMA DE 05 ARREDONDA 42.. eSPERO QUE EUTENHA AJUDADO NA SUA DÚVIDA..

      Excluir
  7. Rosilene, exitem dois tipos de gotejamento. O de macrogotas que a fórmula é V/T vezes 3; e a fórmula de microgotas, que é V/T. O exemplo 1 é macrogotas e o exemplo 2 é microgotas. Esclareceu? Abraços.

    ResponderExcluir
  8. gotas / hora

    V
    ___

    T .3

    gotas / minuto

    V
    ___

    T

    microgotas / hora

    V . 20
    _______

    T

    microgotas / minuto

    V . 60
    ______

    T


    são essas as formulas existentes para macro e microgotas ?

    ResponderExcluir
  9. Oi preciso tirar uma duvida, pra poder entrar com recurso em um concurso publico para oficial do corpo de bombeiro de Macapá realizado no ultimo dia 17/10/10. A questão dizia para calcular um prescrição de 300 ml de SG + 10ml de Nacl, para correr de 6/6 hr, quantas microgotas por min? ja fiz todos os calculos possíveis e minha resposta sera aprox. 51,66 (52 micg/min) mas nas alternativas não teria essa resposta e no gabarito dizia ser 33 micg/min. Qual o cálculo a resposta correta por favor?

    ResponderExcluir
  10. Nossa que calculo dificil, não faço a minima ideia. Alguem respondeae

    ResponderExcluir
  11. oi fizcurso de enfermagem á 2anos fui chamda duas vezes nao consigo fazer áprova sou pessima em calculos nao consigo . nao entra em mina cabeça e agora vou fazer uma prova amanha dia 24/ 3/2011

    ResponderExcluir
  12. existe micro/minuto= V(ml)
    T(h)

    ResponderExcluir
  13. anônimo disse.... o calculo e 300/10.3=30,agora falta 3 vc ira achar no aproximadamente 2,3333 que igual 33 micg/minut

    ResponderExcluir
  14. Olá, não entendi o cálculo postado no último comentário anônimo. Vc estava calculando microgrotas dividindo o volume pelo tempo x3?!!!!!
    Aguardo esclarecimento!

    ResponderExcluir
  15. Com relação a se existe microgota por minuto, essa é a unidade da resposta do cálculo de gotejamento. O volume é sempre em ml e o tempo sempre em hora, independente de ser micro ou macro, e a resposta é, microgotas por minuto ou no caso de macrogotas, gotas por minuto.

    Qualquer dúvida estamos ai!

    ResponderExcluir
  16. bom na minha conta deu 27 gts por minutos fiz adivisão e terminou em 27,como posso arredondar para 28 gts por minutos se minha conta acaba em 27?

    ResponderExcluir
  17. Oi Marli, reveja a sua conta. Pois se o soro é de 500ml para correr em 6 horas, macrogotas, o cálculo é volume dividido pelo tempo vezes 3. Então a resposta dá 27,77. Como o número depois da vírgula é maior que 5, soma-se um número ao anterior. É a aproximação matemática normal. Mas qualquer dúvida volte a postar, podemos esclarecer. Grata.

    ResponderExcluir
  18. obrigada, consegui reelembrar dos cálculos, ajudaram-me muito.

    ResponderExcluir
  19. Fórmula para macrogota/minuto Volume dividido pelo tempo x 3 ,ou seja, 300 + 10=310; 6x3= 18
    310 dividido por 18= 17,2 ou 17 gts/min.

    Fórmula para microgota /minuto Volume dividido pelo tempo, ou seja, 310 dividido por 6= 51,66 microgta/min ou 52 microgotas/min.

    ResponderExcluir
  20. OI MARLI, VOCÊ PODE ME AJUDAR A MINHA DÚVIDA É:
    O TRÊS É UMA CONSTANTE MESMO? QUAL A EXPLICAÇÃO? DO 3 NO CÁLCULO DE GOTAS? PORQUE A GENTE COLOCA NO FÓRMULA EM HORAS E A RESPOSTA É EM MINUTOS?
    DESDE JÁ OBRIGADA PELA ATENÇÃO!

    ResponderExcluir
  21. Ola Aldrina, seria possivel vc/ colocar em meu email,cleuzariodasostras@yahoo.com.br pois estes calculo quebra cabeça, por ex/ eu monto o calculo, mais no final eu divido, me ajude, pois terminei meu curso, mas nao trabalhei na area.

    ResponderExcluir
  22. Boa Tarde!!
    Minha duvida é a fórmula para gotejamneto em ml/hr, obrigada.

    ResponderExcluir
  23. 300ml+100ml=400ml

    6/6= 4 vezes nas 24 horas.

    segundo a formula das micro gotas por hora: V:Tx3

    400:4x3=400:12=33,33

    Eu faria assim.
    Espero ter ajudado (:

    ResponderExcluir
  24. Obrigada, consegui relembrar os cálculos. Me formei há 2 anos e agora estou procurando emprego e tentando me atualizar. Acredito que vou passar mais veses por aqui... Abraços1

    ResponderExcluir