sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cálculo de Medicação

Todo profissional de saúde necessita de conhecimentos com relação aos cálculos de medicação, que incluem, cálculo de gotejamento de soro, cálculo de dose de medicação, transformação de solução glicosada e fisiológica isotônica em hipertônica e transformação de solução glicosada e fisiológica em glicofisiológica.
Uma das coisas que torna o cálculo de medicação difícil para muita gente é o desconhecimento de coisas básicas de matemática e química, que são essenciais para a correta realização dos cálculos.
Primeira coisa a se fazer é uma revisão aritmética (adição, multiplicação, divisão e regra de três); outra coisa é rever conceitos de equivalência de gramas e miligramas, além de conceitos de química, principalmente o de osmolaridade.
Não é o objetivo desde material trabalhar a matemática básica, mas sim partir para a aplicação da mesma dentro das especificidades do cálculo de medicação.
As postagens devem acontecer periodicamente, e desde já te convido a participar, postando suas dúvidas, comentários, etc.

18 comentários:

  1. tenho dificuldades em resolver calculos de medicaçao,estou cursando enfermagem.

    ResponderExcluir
  2. Em breve teremos algum contéudo de cálculo de medicação sendo postado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. me ajude prescrição de calculo rocefin 1g precrito 460mg como proceder bebe tres meses insuficiencia renal itu.

    ResponderExcluir
  4. A fórmula é simples:

    Dose prescrita/Dose de estoque x diluição = resultado em ml.

    Sendo, a dose de estoque, a dose de apresentação. Neste caso, 1g. Porém, para o cálculo, na regra de três ou na fórmula, tem que se usar mg em baixo de mg, ou seja a mesma unidade de medida para a realização do cálculo. Portanto, 1g equivale a 1000mg. Já a diluição, no geral, utilizamos 10ml (ou 5ml).
    Calculando:
    460/1000 x 10 = 4600/1000 - 4,6ml

    4,6ml é a dose a ser administrada e que corresponde aos 460mg prescritos. Para a administração na veia, é importante a rediluição da medicação, para diminuir a agressividade desta à veia.

    Qualquer dúvida, pode postar novamente!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. como transformar miligrama emgrama vice - versa

    ResponderExcluir
  6. prescrito Rocefin 2g, e disponível 1g. Como devo proceder?.Como diluir?
    Beijuss

    ResponderExcluir
  7. tenho duvidas com relação a cálculos,por ex:em prescrição foi pedido 500ml de SG a 10% a partir de glicose 25% e agua destilada.
    como preparar essa medicação?

    ResponderExcluir
  8. aldri boa noite me salva preciso adm. 0,07mcg de fentanil a apresentação é 0,05mg /ml como proceder , preciso saber a forma correta de calcular, me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! por favor me ajude nessa questão.
    PM S.F.1,8% 500 ml para infundir de 6/6 horas.
    Disponível S.F.0,9% 500 ml e ampolas de Nacl 20%
    de 10 ml?

    ResponderExcluir
  10. gostária de abter uma informação, tenho dificuldade ao participar de provas p/ vagas em hospitais devido aos calculos q/ vem nas provas as vezes~não sei qual regra usa-la me confundo.
    Gostária de saber qual a definição entre as regra, nos calculos. obrigada...!

    ResponderExcluir
  11. Bem, o seu problema é interpretação da questão então. Primeira coisa a fazer é: definir que tipo de cálculo é pedido na questão, se é número de gotas (no geral vem escrito, qual o gotejamento...); se é cálculo de dose de medicação ou se é transformação de solução. O cálculo de dose no geral trás as informações de dose em mg e as vezes, a diluição em ml. A transformação de solução sempre trás no enunciado alguma informação relativa à mudança de concentração da solução, ou seja, os valores em porcentagem, para serem modificados (ex. temos uma solução à 5% e precisamos transformar em 10%...)

    ResponderExcluir
  12. Como transformar grama em miligrama.

    Bem, partamos no princípio de que 1g = 1000mg. Nós temos:

    Kg - Kilograma (1g = 0,001kg)
    Hg - Hectograma (1g = 0,01hg)
    Dag - Decagrama (1g = 0,1dag)
    g - Grama equivale a 1
    Dg - Decigrama (1g = 10dg)
    Cg - Centrigrama (1g = 100mg)
    Mg - Miligrama (1g = 1000mg)

    Observe que cada unidade de volume é dez vezes maior que a unidade inferior.
    Se você observar, para todos abaixo de 1g, vc acrescenta um zero à direita, e para todos acima, um zero à esquerda e lógico as vírgulas.

    Espero ter esclarecido!

    ResponderExcluir
  13. alguem pode resolver este calculo de fentanil !!fentanil 0,5 mg ev 6/6 horas ampola de a,05 mg para realização desta medicação será necessário rediluição .quantos ml utilizaremos para cumprir a pm .o que pode acontecer se a droga for infundida rápida .

    ResponderExcluir
  14. Preciso de maiores esclarecimentos sobre a questão, não consigo definir pela forma como escreveu, qual é a dose prescrita. Isto é importante para realização do cálculo. O Fentanil de 0,5mg tem 10ml. Quanto à rediluição, é necessário para a administração contínua. Cada 2mg deve ser diluído em 250ml de SF 0,9%. Se for em bolus não há necessidade. Quanto ao que pode acontecer, acesse: http://www.medicinanet.com.br/bula/2442/fentanil.htm. Tem maiores informações.


    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  15. Podem me ajudar nesse problema:
    Tenho PM de Rosefin 90 mg e frasco ampola de 1 g.
    Resolva rediluição.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. tenho,pm rocefin 1,500mg.frasco ampola 1ml lidocaína.contendo 3ml.qto devo aspirar?

    ResponderExcluir
  17. vc poderia me ajudar naõ consigo entender o calculo; vc poderia me passar passo a passo,faço tecnico de enfermagem e vou para o estagio.

    ResponderExcluir
  18. Olá ... tenho um curso de cálculo de medicação à distância. Caso se interesse podemos nos contactar para fechar que eu possa te cadastrar. São apenas R$30,00, vc tem acesso a todo o conteúdo por dois meses e possibilidade de aula virtual (por msn ou skype) em dois momentos para tirar dúvidas, além de tutoria diretamente comigo via plataforma e e-mail. Qualquer coisa envie e-mail para aldrina.material@gmail.com ou para atendimento@avivconsultoria.com.br.

    Aldrina

    ResponderExcluir