sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cálculo de Medicação

Todo profissional de saúde necessita de conhecimentos com relação aos cálculos de medicação, que incluem, cálculo de gotejamento de soro, cálculo de dose de medicação, transformação de solução glicosada e fisiológica isotônica em hipertônica e transformação de solução glicosada e fisiológica em glicofisiológica.
Uma das coisas que torna o cálculo de medicação difícil para muita gente é o desconhecimento de coisas básicas de matemática e química, que são essenciais para a correta realização dos cálculos.
Primeira coisa a se fazer é uma revisão aritmética (adição, multiplicação, divisão e regra de três); outra coisa é rever conceitos de equivalência de gramas e miligramas, além de conceitos de química, principalmente o de osmolaridade.
Não é o objetivo desde material trabalhar a matemática básica, mas sim partir para a aplicação da mesma dentro das especificidades do cálculo de medicação.
As postagens devem acontecer periodicamente, e desde já te convido a participar, postando suas dúvidas, comentários, etc.